Atividades Pesquisa Pedagógica 2012



RELATÓRIO DO PROJETO:
A LUDICIDADE E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ALUNOS COM DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - COMPLEMENTAÇÃO

ORIENTADORA: Profª Dra. Janecler Aparecida Amorin Colombo

Projeto – Etapa 1

A pesquisa pedagógica realizada consiste do estudo da teoria dos Registros de Representação Semiótica, de jogos matemáticos e de atividades lúdicas, tendo como título “A ludicidade e os registros de representação semiótica como estratégias para os alunos com defasagem na aprendizagem matemática”.
Primeiramente, as bolsistas Bruna e Regiane realizaram o estudo da teoria sobre o assunto em pesquisa (Teoria de Raymond Duval sobre os Registros de Representação Semiótica, e atividades lúdicas no ensino da matemática), selecionaram atividades e alguns jogos para compor a sequencia didática baseada nos estudos teóricos e em seguida realizaram a aplicação do projeto.
A aplicação da sequência didática elaborada foi desenvolvida para alunos da 5ª série normal (6º ano) e para alguns alunos da turma de apoio do Colégio Estadual Tancredo Neves de Francisco Beltrão – PR.



Projeto Etapa 2 – 17/11/2011 a 08/12/2011

Durante a aplicação do projeto, houve a participação efetiva de cinco alunos, sendo que os encontros aconteciam nas quintas – feiras das 10h00 às 11h35min com duração de 2 horas/aula, totalizando 6 encontros. As atividades desenvolvidas foram baseadas nas quatro operações básicas e frações. Inicialmente aplicou-se um pré-teste com perguntas relacionadas a esses assuntos, depois de trabalhados todos os tópicos, reaplicou-se o mesmo pré-teste, para verificar se houve melhoramento na aprendizagem dos alunos participantes do projeto.
Finalizada a aplicação foram analisados os resultados do projeto, ou seja, buscou-se descobrir através da análise das duas etapas se os jogos, metodologias e a utilização dos registros de representação contribuíram na compreensão dos alunos em relação aos tópicos trabalhados.
Com a análise concluída, percebeu-se que diante das dificuldades na aplicação do projeto, de os alunos se depararem com uma metodologia que nunca tinha visto antes, os resultados obtidos foram satisfatórios. Foi quando notou-se que ensinar a Matemática aos educandos de uma forma mais descontraída fugindo um pouco do método tradicional, pode ser algo muito bom que só traz benefícios aos educandos.
Observou-se que antes de começar a aplicação das atividades, no início do pré – teste os alunos estavam um pouco desanimados, a partir do momento que começamos a aplicar os jogos surgiu uma grande motivação, eles participavam das aulas indo ao quadro, perguntavam sempre que tinham dúvidas, enfim o lúdico é algo que motiva e desperta o interesse em qualquer faixa etária. 
Por fim, intuiu-se que a parceria estabelecida na pesquisa com os registros de representação semiótica e com as atividades lúdicas pode ser adotada pelo educador aos ministrar suas aulas, desde que esteja adequada com o conteúdo trabalhado em questão com certeza trará ótimos resultados.
A parte inicial do projeto foi apresentada no XVII Erematsul (Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul) na PUCPR. Foi elaborado um artigo sobre a análise dos resultados do projeto, o qual foi submetido no evento: I Seminário Estadual PIBID do Paraná em Ponta Grossa, o qual foi aceito, mas não foi apresentado devido à falta de recursos financeiros.





Projeto Etapa 3 – 15/10/2012 a 02/03/2013


            Devido à saída da bolsista Regiane no final do mês de setembro de 2012 do PIBID o projeto foi aplicado pelas bolsistas Bruna e Talita, assim como na 2ª etapa também foi aplicado no Colégio Estadual Tancredo Neves, com alunos da sala de apoio do 6º ano, nas quintas – feiras, das 14h50min às 16h30mim com duração de duas horas/aula por encontro. Ao todo foram realizados 6 encontros, dos quais os três primeiros foram realizados pela bolsista Bruna, e os demais, após a inserção da bolsista Talita, foram concluídos pelas duas bolsistas. As atividades desenvolvidas seguiram a mesma ideia da proposta na fase anterior.
Finalizada a aplicação, a análise dos resultados e os comparativos em relação à aplicação anterior, estão sendo construídos e serão apresentados no relatório final. Abaixo é apresentada a descrição dos encontros realizados.


Encontro 1 – 20 /09 /2012
Atividades planejadas:
- Comentar sobre os objetivos do projeto;
- desenvolver o Jogo Pega Varetas;
- Aplicar o pré-teste;

Atividades realizadas:
Iniciou-se as atividades desenvolvendo o jogo pega-varetas, onde haviam diversas cores nos palitos, e estas possuíam diferentes pontuações.
No segundo momento aplicou-se o 27 pré-teste, para nove alunos que compareceram neste dia. Na sequência como sobrou tempo, foi feito uma brincadeira sobre múltiplos para os alunos ficarem mais a vontade.
Pré-teste:

Encontro 2 – 27 /09 /2012
Atividades planejadas:
- Desenvolver as ideias associadas à adição e à subtração;
- Desenvolver o bingo da adição e o jogo Stop da subtração;

Atividades realizadas:
Primeiramente trabalhou-se com as ideias associadas à adição e desenvolveu-se o bingo da adição, onde eram sorteados os números e os alunos tinham que resolver contas de adição que estavam na cartela e verificar se resultava no número sorteado.
Não foi trabalhado subtração nesse dia, pois teve casos de indisciplina e a diretora ficou um tempo na sala conversando com os alunos.

Encontro 3 – 04 /10 /2012
Atividades planejadas:
- Desenvolver as ideias associadas à Subtração;
- Desenvolver o Stop da subtração;
- Desenvolver as ideias associadas a Multiplicação;
- Desenvolver os jogos: Batalha Naval e Tabuada na Testa. Devido à dificuldade dos alunos em compreender o jogo multiplicativo na fase anterior do projeto o mesmo não foi utilizado.

Atividades realizadas:
Trabalhou-se com as ideias associadas à Subtração;;
Desenvolveu-se os jogos: Stop da Subtração, Batalha naval e Tabuada na Testa.
 Os alunos gostaram bastante dos dois jogos, a maioria deles já conhecia o jogo Batalha Naval.

Encontro 4 – 11/10 /2012
            Atividades planejadas:
            - Desenvolver as ideias associadas à divisão;
            - Desenvolver o jogo João e o Pé de Feijão;
            - Aplicar uma atividade onde cada aluno receberá uma folha com uma divisão e deverá fazer somente um passo desta. Em seguida, passar a folha para o colega fazer o segundo passo e assim até a conta acabar, (as divisões serão todas exatas e com o número de passos igual será igual ao número de alunos presentes).
           
Atividades realizadas:
As atividades citadas acima não foram realizadas, pois os alunos não compareceram nesse dia.

Encontro 5 – 18 /10 /2012
            Atividades planejadas:
- Desenvolver as ideias associadas à divisão;
            - Desenvolver o jogo João e o Pé de Feijão;
            - Aplicar uma atividade onde cada aluno receberá uma folha com uma divisão e deverá fazer somente um passo desta. Em seguida, passar a folha para o colega fazer o segundo passo e assim até a conta acabar, (as divisões serão todas exatas e com o número de passos igual será igual ao número de alunos presentes).

Atividades realizadas:
A partir desse encontro a bolsista Talita Pilati Alves entrou no projeto e auxiliou na aplicação
Trabalhamos com as ideias associadas à divisão e o algoritmo. Também foi pedido para que os alunos inventassem problemas com a operação de divisão. Desenvolvemos o jogo João e o pé de feijão, semelhante ao jogo Avançando com o resto. Também trabalhamos com uma atividade onde a cada aluno foi entregue uma folha com uma divisão, sendo que essa divisão seria feita em cinco passos e seria exata. Cada aluno deveria fazer um passo e então passar a folha para o colega ao lado. Ao final, foram analisados todos os passos das divisões, verificando os erros e explicando os procedimentos.

Encontro 6 – 25 /10 /2012
Atividades planejadas:
- Desenvolver as ideias associadas aos números racionais (frações);
- Desenvolver o jogo Dominó de frações;
- Aplicar o pós-teste.

 Atividades realizadas:
Trabalhamos com ideias associadas às frações utilizando os diversos registros de representação. Desenvolvemos o jogo dominó de frações, e em seguida reaplicamos o pré- teste para analisar se o projeto ajudou os alunos na compreensão dos conteúdos trabalhados.
Finalizamos os encontros com a participação efetiva de 3 alunos. Os educandos gostaram bastante desse encontro, pois já tinham uma noção sobre frações e ficaram fascinados com o dominó de frações.





Fotos






CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES


           Em nosso estudo podemos observar que a adequação do lúdico aos métodos de ensino é um dos subsídios mais acurados para o ensino-aprendizagem de matemática na sala de aula. Pois promove a compreensão de processos de construção interna do aluno, reforçando a premissa da necessidade de mais investigações sobre a temática.
            No decorrer dos encontros realizados, podemos perceber a evolução de cada aluno, que no início tinham certo receio no desenvolvimento das atividades, mas que certamente compreenderam que estavam aprendendo algo a mais. Não novo, mas que muitas vezes tinham sido apresentados de maneira “confusa” àquele determinado conteúdo, tornando-se assim uma barreira para que pudessem avançar na aprendizagem significativa da matemática. Cabe ressaltar que a evasão dos alunos, foi algo surpreendente, pois não esperávamos que fossem desistir.
            Em nosso entendimento a pesquisa a partir da teoria dos Registros de Representação Semiótica possibilitou maior abertura para expressividade tanto dos alunos quanto da nossa, como professoras. Até mesmo, para avaliar a qualidade da intervenção que lhes foi proposta, como apontam os dados que por nós estão sendo analisados.
            




Nenhum comentário:

Postar um comentário