RELATÓRIO DO PROJETO:
A LUDICIDADE E OS
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ALUNOS
COM DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA - COMPLEMENTAÇÃO
ORIENTADORA:
Profª Dra. Janecler Aparecida Amorin Colombo
BOLSISTAS:
Bruna Cristina Vergutz, Talita Pilati Alves
Projeto
– Etapa 1
A pesquisa
pedagógica realizada consiste do estudo da teoria dos Registros de
Representação Semiótica, de jogos matemáticos e de atividades lúdicas, tendo
como título “A ludicidade e os registros de representação semiótica como
estratégias para os alunos com defasagem na aprendizagem matemática”.
Primeiramente, as
bolsistas Bruna e Regiane realizaram o estudo da teoria sobre o assunto em
pesquisa (Teoria de Raymond Duval sobre os Registros de Representação Semiótica,
e atividades lúdicas no ensino da matemática), selecionaram atividades e alguns
jogos para compor a sequencia didática baseada nos estudos teóricos e em
seguida realizaram a aplicação do projeto.
A aplicação da sequência
didática elaborada foi desenvolvida para alunos da 5ª série normal (6º ano) e
para alguns alunos da turma de apoio do Colégio Estadual Tancredo Neves de
Francisco Beltrão – PR.
Projeto
Etapa 2 – 17/11/2011 a 08/12/2011
Durante a aplicação do
projeto, houve a participação efetiva de cinco alunos, sendo que os encontros
aconteciam nas quintas – feiras das 10h00 às 11h35min com duração de 2
horas/aula, totalizando 6 encontros. As atividades desenvolvidas foram baseadas
nas quatro operações básicas e frações. Inicialmente aplicou-se um pré-teste
com perguntas relacionadas a esses assuntos, depois de trabalhados todos os
tópicos, reaplicou-se o mesmo pré-teste, para verificar se houve melhoramento
na aprendizagem dos alunos participantes do projeto.
Finalizada a aplicação foram
analisados os resultados do projeto, ou seja, buscou-se descobrir através da
análise das duas etapas se os jogos, metodologias e a utilização dos registros
de representação contribuíram na compreensão dos alunos em relação aos tópicos
trabalhados.
Com a análise concluída,
percebeu-se que diante das dificuldades na aplicação do projeto, de os alunos
se depararem com uma metodologia que nunca tinha visto antes, os resultados
obtidos foram satisfatórios. Foi quando notou-se que ensinar a Matemática aos educandos
de uma forma mais descontraída fugindo um pouco do método tradicional, pode ser
algo muito bom que só traz benefícios aos educandos.
Observou-se que antes de
começar a aplicação das atividades, no início do pré – teste os alunos estavam
um pouco desanimados, a partir do momento que começamos a aplicar os jogos
surgiu uma grande motivação, eles participavam das aulas indo ao quadro,
perguntavam sempre que tinham dúvidas, enfim o lúdico é algo que motiva e
desperta o interesse em qualquer faixa etária.
Por fim, intuiu-se que a
parceria estabelecida na pesquisa com os registros de representação semiótica e
com as atividades lúdicas pode ser adotada pelo educador aos ministrar suas
aulas, desde que esteja adequada com o conteúdo trabalhado em questão com
certeza trará ótimos resultados.
A parte inicial do projeto
foi apresentada no XVII Erematsul (Encontro Regional de Estudantes de
Matemática da Região Sul) na PUCPR. Foi elaborado um artigo sobre a análise dos
resultados do projeto, o qual foi submetido no evento: I Seminário Estadual
PIBID do Paraná em Ponta
Grossa , o qual foi aceito, mas
não foi apresentado devido à falta de recursos financeiros.
Projeto
Etapa 3 – 15/10/2012 a 02/03/2013
Devido à saída da bolsista
Regiane no final do mês de setembro de 2012 do PIBID o projeto foi aplicado
pelas bolsistas Bruna e Talita, assim como na 2ª etapa também foi aplicado no
Colégio Estadual Tancredo Neves, com alunos da sala de apoio do 6º ano, nas
quintas – feiras, das 14h50min às 16h30mim com duração de duas horas/aula por
encontro. Ao todo foram realizados 6 encontros, dos quais os três primeiros
foram realizados pela bolsista Bruna, e os demais, após a inserção da bolsista
Talita, foram concluídos pelas duas bolsistas. As atividades desenvolvidas seguiram a mesma ideia da
proposta na fase anterior.
Finalizada a aplicação, a
análise dos resultados e os comparativos em relação à aplicação anterior, estão
sendo construídos e serão apresentados no relatório final. Abaixo é apresentada
a descrição dos encontros realizados.
Encontro
1 – 20 /09 /2012
Atividades planejadas:
- Comentar sobre os objetivos do projeto;
- desenvolver o Jogo Pega Varetas;
Atividades realizadas:
Iniciou-se as atividades
desenvolvendo o jogo pega-varetas, onde haviam diversas cores nos palitos, e
estas possuíam diferentes pontuações.
No segundo momento aplicou-se o
27 pré-teste, para nove alunos que compareceram neste dia. Na sequência como
sobrou tempo, foi feito uma brincadeira sobre múltiplos para os alunos ficarem
mais a vontade.
Encontro
2 – 27 /09 /2012
Atividades planejadas:
- Desenvolver as ideias
associadas à adição e à subtração;
- Desenvolver o bingo da adição
e o jogo Stop da subtração;
Atividades realizadas:
Primeiramente trabalhou-se com
as ideias associadas à adição e desenvolveu-se o bingo da adição, onde eram
sorteados os números e os alunos tinham que resolver contas de adição que
estavam na cartela e verificar se resultava no número sorteado.
Não foi trabalhado subtração
nesse dia, pois teve casos de indisciplina e a diretora ficou um tempo na sala
conversando com os alunos.
Encontro
3 – 04 /10 /2012
Atividades planejadas:
- Desenvolver as ideias
associadas à Subtração;
- Desenvolver o Stop da
subtração;
- Desenvolver as ideias associadas
a Multiplicação;
- Desenvolver os jogos: Batalha
Naval e Tabuada na Testa. Devido à dificuldade dos alunos em compreender o jogo
multiplicativo na fase anterior do projeto o mesmo não foi utilizado.
Atividades realizadas:
Trabalhou-se com as ideias
associadas à Subtração;;
Desenvolveu-se os jogos: Stop
da Subtração, Batalha naval e Tabuada na Testa.
Os alunos gostaram bastante dos dois jogos, a
maioria deles já conhecia o jogo Batalha Naval.
Encontro
4 – 11/10 /2012
Atividades
planejadas:
-
Desenvolver as ideias associadas à divisão;
-
Desenvolver o jogo João e o Pé de Feijão;
-
Aplicar uma atividade onde cada aluno receberá uma folha com uma divisão e
deverá fazer somente um passo desta. Em seguida, passar a folha para o colega
fazer o segundo passo e assim até a conta acabar, (as divisões serão todas
exatas e com o número de passos igual será igual ao número de alunos
presentes).
Atividades realizadas:
As atividades citadas acima não
foram realizadas, pois os alunos não compareceram nesse dia.
Encontro
5 – 18 /10 /2012
Atividades planejadas:
- Desenvolver as ideias
associadas à divisão;
-
Desenvolver o jogo João e o Pé de Feijão;
-
Aplicar uma atividade onde cada aluno receberá uma folha com uma divisão e
deverá fazer somente um passo desta. Em seguida, passar a folha para o colega
fazer o segundo passo e assim até a conta acabar, (as divisões serão todas
exatas e com o número de passos igual será igual ao número de alunos
presentes).
Atividades realizadas:
A partir desse encontro a bolsista
Talita Pilati Alves entrou no projeto e auxiliou na aplicação
Trabalhamos com as ideias
associadas à divisão e o algoritmo. Também foi pedido para que os alunos
inventassem problemas com a operação de divisão. Desenvolvemos o jogo João e o
pé de feijão, semelhante ao jogo Avançando com o resto. Também trabalhamos com
uma atividade onde a cada aluno foi entregue uma folha com uma divisão, sendo
que essa divisão seria feita em cinco passos e seria exata. Cada aluno deveria
fazer um passo e então passar a folha para o colega ao lado. Ao final, foram
analisados todos os passos das divisões, verificando os erros e explicando os
procedimentos.
Encontro
6 – 25 /10 /2012
Atividades planejadas:
- Desenvolver as ideias
associadas aos números racionais (frações);
- Desenvolver o jogo Dominó de
frações;
- Aplicar o pós-teste.
Atividades realizadas:
Trabalhamos com ideias
associadas às frações utilizando os diversos registros de representação.
Desenvolvemos o jogo dominó de frações, e em seguida reaplicamos o pré- teste
para analisar se o projeto ajudou os alunos na compreensão dos conteúdos
trabalhados.
Finalizamos os encontros com a
participação efetiva de 3 alunos. Os educandos gostaram bastante desse encontro,
pois já tinham uma noção sobre frações e ficaram fascinados com o dominó de
frações.
Fotos
CONSIDERAÇÕES
PRELIMINARES
Em nosso estudo podemos observar que a adequação do lúdico aos métodos de ensino é um dos subsídios mais acurados para o ensino-aprendizagem de matemática na sala de aula. Pois promove a compreensão de processos de construção interna do aluno, reforçando a premissa da necessidade de mais investigações sobre a temática.
No decorrer dos encontros realizados, podemos perceber a evolução de cada aluno, que no início tinham certo receio no desenvolvimento das atividades, mas que certamente compreenderam que estavam aprendendo algo a mais. Não novo, mas que muitas vezes tinham sido apresentados de maneira “confusa” àquele determinado conteúdo, tornando-se assim uma barreira para que pudessem avançar na aprendizagem significativa da matemática. Cabe ressaltar que a evasão dos alunos, foi algo surpreendente, pois não esperávamos que fossem desistir.
Em nosso entendimento a pesquisa a partir da teoria dos Registros de Representação Semiótica possibilitou maior abertura para expressividade tanto dos alunos quanto da nossa, como professoras. Até mesmo, para avaliar a qualidade da intervenção que lhes foi proposta, como apontam os dados que por nós estão sendo analisados.
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