O QUE É O PIBID?

O que é o PIBID?


        Todos sabemos a importância de uma educação de qualidade na vida de cada cidadão. É por isso que o MEC/CAPES disponibilizou para as instituições de ensino superior um programa de valorização do magistério que oportuniza o acadêmico vivenciar a realidade escolar.
         O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - é um projeto financiado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - que oferece bolsas para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino dessas escolas. Este programa tem por finalidade a valorização dos cursos de licenciatura, dentro da estrutura universitária e, ao mesmo tempo, aumentar a convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente. Seus objetivos específicos são:
I. Valorizar o magistério, estimulando a formação de professores para a educação básica;
II. Qualificar as ações acadêmicas direcionadas à educação;
III. Possibilitar aos alunos dos cursos de licenciatura, futuros docentes, a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras que sejam articuladas com as realidades locais das escolas participantes do Projeto;
IV. Contribuir para a formação continuada dos professores das escolas de educação básica envolvidos no Projeto.
        Com este projeto, os acadêmicos têm a oportunidade de estarem inseridos no cotidiano escolar, conhecerem a relação alunos/professor e professor/professor, identificar o perfil do alunado, a melhor maneira de trabalhar com determinado grupo de alunos, terem a experiência como docentes antes mesmo da conclusão de sua formação. Desta forma, não terão somente o estágio obrigatório como única experiência antes de entrarem definitivamente em uma sala de aula, e tem a oportunidade de selecionar as atividades que apresentam os melhores resultados.       
        Para que os alunos sejam acompanhados e orientados, há bolsas também para coordenadores e supervisores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário