PIBID 2012

Bolsistas que atuam no colégio:

Bruna Cristina Vergutz

Talita Pilati Alves

Alice Cesari de Almeida

Patrícia Rodrigues 

 

 Alunos desenvolvendo as atividades apresentadas pelos bolsistas








Alunos resolvendo as atividades do ENEM






Atividades do Projeto ENEM desenvolvidas pelas Bolsistas

Patrícia e Talita, realizadas com os alunos




    Sabe-se que os alunos, de modo geral têm grandes dificuldades e certa aversão à matemática. Esta situação ocorre, devido, muitas vezes, a uma falha na educação básica, ao simples fato de que são levados a apenas decorarem algoritmos e maneiras de calcular, sem levar em conta os conceitos. Mas se isso não for retomado em todo o período em que o aluno está na escola, não será uma aprendizagem significativa. Por exemplo, o aluno chega na 5ª série do ensino fundamental sabendo a tabuada, e quando chega na 7ª série já “não sabe mais”. Esta situação acaba se tornando uma barreira para que possam avançar nos conteúdos, colaborando para que os alunos não gostem da disciplina e cometam erros que podem levar um longo tempo para serem corrigidos e quem sabe, nem sejam. É preciso que o ensino da disciplina esteja voltado à formação do cidadão, que utiliza cada vez mais conceitos matemáticos em sua rotina.
      Por estar tão presente no cotidiano, a Matemática dá ao professor a chance de desafiar seus alunos a encontrar soluções para questões que enfrentam na vida diária.
      Sendo assim, o projeto teve como objetivo relembrar e reforçar os conteúdos já estudados revendo as provas anteriores do ENEM de uma maneira atrativa e diversificada da rotina da sala de aula, porém significativa, com o auxílio da resolução de problemas e os jogos.
    Durante esse período, as atividades desenvolvidas foram: explicação e resolução das provas do ENEM dos anos de 2010 e 2011, explicação de dúvidas que os alunos traziam do horário de aula regular. Os dois últimos encontros do projeto foram voltados para a Matemática Recreativa, que buscou mostrar aos alunos “outro lado da matemática” através de jogos, tais como: Sempre 10, Lu-Lu do Hawaii, Jogo da Velha Triangula e O Traverse e mágicas (disponível no Blog do PIBID – Matemática Colégio Estadual Tancredo Neves: http://pibidmatematicacetn.blogspot.com.br/)  e resolução do cubo-mágico.
                                                                 PROVA 2011










PROVA 2010













Alunos desenvolvendo atividades nas aulas preparatórias para a OBMEP ( Nível 1)



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário