PIBID 2010

        A parceria entre UTFPR e escolas


        Como o projeto é desenvolvido em escolas públicas, foi divulgado um edital de seleção para a escolha destas. Após a seleção das escolas, também foram selecionados os professores supervisores que acompanham os bolsistas na escola. Em francisco Beltrão, foram selecinadas duas escolas: Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato e Colégio Estadual Tancredo Neves.
        O Colégio Estadual Tancredo Neves está localizado na Região sudoeste do Paraná, na zona norte do município de Francisco Beltrão, no Bairro Pinheirinho.
         A região Sudoeste iniciou seu processo de colonização na década de 50, quando a estrutura fundiária foi organizada em pequenas propriedades agrícolas. Foi a partir da década de 70, com a industrialização do país acentuando o êxodo rural, que aconteceu o processo político na busca e incentivo para a industrialização do município proporcionando maior número de empregos para atender a demanda da região.
        A região norte do município de Francisco Beltrão, onde se localiza o Bairro Pinheirinho, foi privilegiada pela estrutura geográfica pra desenvolver um parque industrial, oportunidade que originou outros bairros, totalizando cerca de 20.000 habitantes.
        As famílias que aqui estão estabelecidas, na sua maioria constituem a classe trabalhadora, sendo que 37,69% são empregados de agroindústrias nos setores avícola, madeireiro e laticínio, e 29,23% são proprietários de negócios ligados a  estes setores. Há também um número elevado de famílias que se deslocam a outros bairros para trabalhar devido ao rápido crescimento populacional, e a conseqüência da modernização das industrias, motivando o aumento sistemático de desempregados.
        Em 1985, um grupo de professores de 1a a 4a e comunidade da escola Casemiro de Abreu, após pesquisa de campo, percebeu que, para a conclusão do ensino fundamental, os alunos do bairro teriam que se deslocarem às escolas distantes e os pais não tinham dinheiro para pagar o transporte. Então, em 1986, iniciou-se o ensino de 5a a 8a séries criando-se a Escola Tancredo Neves.
        Com o crescimento da demanda estudantil, em 1989 amplia-se também para o período noturno e, em 1995 cria-se o Colégio Estadual  Tancredo Neves – Ensino Fundamental e Médio.
        Com o contínuo crescimento da demanda estudantil, a estrutura do Colégio Estadual Tancredo Neves estava superlotada. Então, no ano de 2005, após avaliação realizada pela FUNDEPAR, ficou determinado que a Cidade Norte (como é chamada a região da cidade onde se encontra o colégio) seria contemplada com mais uma escola para atender a demanda estudantil. Neste mesmo ano, foi adquirido o terreno e iniciado o processo de elaboração dos projetos seguido da construção.
         Neste ano de 2010, o Colégio Estadual Tancredo Neves completa 25 anos de educação, contando com aproximadamente 1800 alunos, 110 professores e mais de 30 funcionários.
         O Colégio Estadual Tancredo Neves oferece o curso profissionalizante Técnico em Meio Ambiente, formando profissionais para atuar por uma sociedade comprometida com os valores éticos, morais e ambientais.
         O Colégio Estadual Tancredo Neves tem como filosofia e função social:
ENSINAR! Todo o conhecimento sistematizado com a melhor qualidade possível, com o objetivo de formar o aluno para a vida, em todos os sentidos desta.
        Em maio de 2010, iniciam - se as atividades. No Colégio Estadual Tancredo Neves somos em seis bolsistas e, em duplas, desenvolvemos atividades de Preparação para a OBMEP e Reforço de Matemática sempre tendo o cuidado para não coincidir horários e procurando fazer de uma forma que todos os alunos interessados possam participar.
Bolsistas que trabalharam no colégio nesse ano:
Bruna Cristina Vergutz
Rafaela Pereira
Mônica Piotsckowski
Regiane Maria Kielba
Carine de Oliveira Gesser
Eliandra Gnoatto Martendal
Fernando Mondardo
Cheila Kuehlkamp 


Bolsistas PIBID - UTFPR - câmpus Pato Branco - 2010










Nenhum comentário:

Postar um comentário