terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Detetive Matemático

                O jogo Detetive Matemático leva o aluno ao universo de um detetive investigador, que com o auxílio das operações básicas desvenda um mistério, cujo resultado é um quebra-cabeça montado. Ou seja, a resposta de cada questão que está na sequência, indica uma peça do quebra-cabeça.
            O quebra-cabeça é composto por quatro peças. Cada peça contém a resposta de um item da sequência, que é um número, representado por uma operação matemática. Por exemplo, se a resposta é 10, na peça poderá estar ilustrado da seguinte forma: 2x5; 5+5 etc. A resposta do item A da sequência representa a primeira peça do quebra-cabeça, a B a segunda, a C a terceira, e a resposta do item D representa a última peça. Essas peças estão misturadas com outras peças de outros quebra-cabeças iguais, porém com respostas diferentes, para confundir os jogadores. Consegue montar o quebra-cabeça quem encontrar  peças de respostas certas e em ordem correta.
            Cada sequência utiliza uma mesa. Sobre a mesa estão as peças do quebra-cabeça - certas e erradas - e uma folha com as questões da sequência. Assim que completado um quebra-cabeça com as peças certas, os alunos partem pra próxima sequência, assim sucessivamente, até que se complete a última. O grupo que completar todas as sequências primeiro, montando corretamente as peças dos quebra-cabeças, vence a competição.
            A figura do quebra-cabeça está relacionada com o assunto que trata a sua sequência, e a resposta está ilustrada no verso de cada peça da figura. 


CONSTRUINDO O QUEBRA-CABEÇA

Material Utilizado:
- Folha sulfite
- Papel cartão
- Papel contact transparente
- Tesoura
- Cola

Como construir o quebra-cabeça:
1) Imprimir as imagens dos quebras-cabeças nas folhas sulfites, conforme anexo 1
2) Imprimir em folhas sulfites as respostas que ficarão nas peças dos quebras-cabeças (respostas certas e erradas)
3) Colar as imagens dos quebras-cabeças no papel cartão
4) Recortar as peças dos quebras-cabeças
5) Recortas as respostas que irão nos versos das peças
6) Colar no verso de cada peça a resposta correspondente
7) Colar o papel contact nas peças dos quebras-cabeças


Fotos dos quebra-cabeças:







Imagens para serem impressas para a construção dos quebra-cabeças








Nenhum comentário:

Postar um comentário